Patentes do Exército:  Praças

Por Estratégia Militares

Ela indica a posição hierárquica do militar dentro do Exército.  As Forças Armadas dividem o quantitativo militar entre os quadros de Praças e de Oficiais.

O que é Patente?

São denominações utilizadas para falar exclusivamente das patentes do quadro de Praças do Exército Brasileiro.

Graduações

É o maior nível hierárquico entre os praças.  Este militar é encarregado do material, além de poder ocupar a função de chefe de seções administrativas.

Subtenente

Esta graduação é o maior nível hierárquico entre os sargentos.  O militar é empregado prioritariamente em atividades administrativas.

1º Sargento

Este é o praça intermediário entre os sargentos.  É o adjunto de pelotão, sendo responsável por assessorar o comandante do pelotão, orientar os mais modernos e manter a ordem. 

2º Sargento

Esta graduação é a última entre os Sargentos do Exército.  O militar tem como responsabilidade o comando de grupos de combate.

3º Sargento

Esta graduação está em extinção, pois o Exército não seleciona novos militares para a função.  Na hierarquia, situa-se entre o 3º Sargento e o Cabo.

Taifeiro

Responsável pela fiscalização de tarefas relacionadas aos Soldados.

Cabo

É o praça de menor nível hierárquico.  É o executor de tarefas operacionais ou administrativas.

Soldado

Agora que você já sabe as patentes dos Praças do Exército Brasileiro, conheça também a dos Oficiais.  Clique no botão abaixo para ler o texto completo!

Web Stories: Vanesca Soares Textos: Cláudia Helena e Vanesca Soares Imagens:  Pexels e Unsplash