Conheça as patentes de oficiais da FAB!

Por Estratégia Militares

As patentes da FAB são divididas em:  - Postos ; - Praças; e  - Graduações.

É o grau hierárquico do oficial. É dividido em:  - Oficiais generais; - Oficiais superiores;  - Oficiais subordinados; e  - Oficiais subalternos.

POSTO

São chamados de brigadeiros e fazem parte do Estado-Maior e alto comando da FAB.

Oficiais generais

- Marechal-do-ar: posto empregado somente em estado de guerra;  - Tenente-brigadeiro do Ar:  posto mais alto em tempos de paz e é ocupado somente por aviadores;  - Major-brigadeiro:  ocupado por oficiais aviadores, intendentes, médicos e engenheiros; e  - Brigadeiro: patente mais alta alcançada pelo infante  proveniente da AFA.

Os oficiais superiores ocupam o topo da carreira regular.

Oficiais superiores

- Coronel: responsáveis pelo planejamento, condução e comando de unidades;  - Tenente-coronel: posto de transição entre o operacional e o administrativo, principalmente para aviadores; e  - Major: posto de entrada dos oficiais oriundos da  UNIFA e do curso de Estado-Maior. Exercem funções administrativas e operacionais.

São marcados pelo início das especializações e pós-graduação da FAB.  - Capitão: é quem intermeia as ordens do Estado-Maior para as tropas, além de comandar uma companhia quando está na infantaria.

Oficiais intermediários

Este nível é composto pelos oficiais recém-formados pela AFA, pelo CIAAR, pelo ITA ou pelas unidades da FAB.

Oficiais subalternos

- Primeiro tenente: responsável pelo comando das seções e pela segurança e defesa das unidades;  - Segundo tenente: posto inicial do oficialato. Responsável pela gerência das seções; e  - Aspirante a oficial: Considerado Praça Especial, mas com precedência sobre graduados. 

Veja outros Web Stories do Portal Estratégia Militares! 

Web Stories: Vanesca Soares Texto: Vinicius Brigolini Imagens:  Flickr FAB