PARA-SAR: conheça o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento!

Por Estratégia Militares

Com as chuvas no Rio Grande do Sul, as Forças Armadas estão trabalhando duro com o resgate das vítimas. Um dos esquadrões responsável por essa atividade é o PARA-SAR!

O PARA-SAR é a unidade de elite da Força Aérea Brasileira que, por meio de seus paraquedistas altamente especializados, atua em missões de busca e salvamento. A elite do PARA-SAR recebe a denominação de Pastores.

O que é PARA-SAR?

Durante a II Guerra Mundial, as forças nazistas foram as primeiras a usarem intensivamente os paraquedistas para adentrar a linha inimiga sem precisar quebrar a barreira de defesa. Contudo, logo percebeu-se o potencial de usá-los em missões de busca e salvamento.

Como surgiu o PARA-SAR?

  Achiles Hipólito Garcia Charles Astor, instrutor da antiga Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, incentivou a utilização de paraquedistas em missões de salvamento e resgate no Brasil. Assim, em 1963 surge o PARA-SAR em nosso país.

O curso é dado na Base Aérea de Campo Grande (MS) desde 2010. Ele se divide em três tipos de aviação: – Caça (Esquadrão Flecha); – Busca e Salvamento (Esquadrão Pelicano); – Transporte (Esquadrão Onça).

Curso PARA-SAR

O ingresso no Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) é exclusivo aos militares que constituem o Quadro de Praças ou Oficiais da FAB. O processo difere de acordo com o posto ou graduação. Veja a seguir!

Como ingressar no PARA-SAR?

Para ingressarem na unidade de elite da Força Aérea Brasileira, os soldados e os cabos devem passar por uma série de etapas. São elas: – Seleção Especial; – Formação Militar Profissional; e – Curso de Paraquedista da Força Aérea.

Soldados e Cabos

Os sargentos e oficiais só passam a integrar o PARA-SAR após passar por 7 cursos: – Paraquedista da Força Aérea; – Salto Livre Militar; – Mestre de Salto; – Precursor de Força Aérea; – Mergulho Autônomo; – Busca e Resgate em Combate (C-SaR); e – Curso de Comandos de Força Aérea (CCFA).

Sargentos e Oficiais

É o grupo de elite do PARA-SAR e tem por volta de 200 membros. A ideia é que seus militares devem ser como cães-pastores que buscam as ovelhas desgarradas. Seus valores são: adestramento, amizade, lealdade, vigilância, e agressividade, se necessário.

A Ordem dos Pastores

Um oficial pode atuar no PARA-SAR após concluir o curso de Busca e Resgate em combate, mas para fazer parte do grupo de elite é preciso concluir o Curso de Comandos da Força Aérea.

A remuneração dos militares da FAB é nivelada pela tabela de soldo. Com os adicionais e gratificações que os integrantes do PARA-SAR recebem, é comum que o salário final de um oficial ultrapasse os R$ 10 mil.

Quanto ganha um oficial PARA-SAR?

Quer saber mais informações sobre o PARA-SAR e a sua importância? Leia o texto completo clicando no botão abaixo. 

Fique por dentro de tudo sobre os concursos e o mundo dos militares! Assine nossa newsletter! 

Estude com o líder em classificação em Concursos Militares! Realize seu sonho de se tornar um militar clicando no botão abaixo!

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Estratégia Militares Imagens:  Wikimedia Commons, FAB, Unsplash.