O que é o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência?
Por Estratégia Militares
Já parou para pensar em quem protege o chefe de Estado do Brasil? Quem guarda o presidente e também o auxilia a proteger o país é o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, ou GSI.
Ele é um órgão do governo que auxilia o Presidente da República em questões de segurança e assuntos militares. Tem a função de observar e acompanhar situações de risco para prevenir crises que ameaçam a estabilidade do governo federal.
O que é o GSI?
A segurança pessoal do presidente, seu vice e seus respectivos familiares também é responsabilidade do GSI. Outras de suas atribuições giram em torno da segurança da informação – o que inclui também a segurança cibernética.
O GSI é dividido em várias secretarias e departamentos, cada um encarregado por diferentes aspectos da segurança. As Forças Armadas diretamente são responsáveis por algumas dessas secretarias.
Estrutura do GSI
Cada Força Armada é encarregada de uma das secretarias, já que o GSI deve aconselhar o presidente em questões militares e porque as Forças Armadas são responsáveis pela segurança dos governantes e da nação.
As Forças Armadas e o GSI
Coordena a Secretaria de Segurança Presidencial, que é responsável pela segurança pessoal do presidente e vice-presidente, bem como de suas famílias. O Departamento de Segurança, sob essa secretaria, cuida dos palácios presidenciais e residências oficiais.
Exército
Responsável pela Secretaria de Acompanhamento e Gestão de Assuntos Estratégicos que fica a cargo das questões de defesa nacional e gerenciamento de crises de natureza militar. Inclusive de questões nucleares.
Marinha
A FAB é responsável pela Secretaria de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais. Ela é quem cuida da organização de eventos, viagens e cerimônias militares, além de dar assistência em temas aeroespaciais.
Aeronáutica
O Gabinete de Segurança Institucional foi criado em 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, mas mudou de nome várias vezes ao longo dos anos. Já foi chamado de “Gabinete Militar” e “Casa Militar”, mas o nome atual do GSI foi decidido por Michel Temer, em 2026.
Como surgiu o GSI?
Geralmente, quem trabalha na segurança do presidente e do seu vice tem formação militar nas Forças Armadas. Entrar nas escolas de formação de uma delas é um bom começo para quem quer ser parte do GSI.