O Estratégia Militares explica o que é a quimiossíntese e como ela funciona. O tema pode ser tratado em concursos tanto em Biologia quanto em Química!
É um processo bioquímico realizado por bactérias que produzem o seu próprio alimento, ou seja, bactérias autotróficas.
Quimiossíntese
Autotróficos são seres vivos que produzem o seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese. Ex: algas, plantas e algumas bactérias.
Autotróficos X heterotróficos
Heterotróficossão seres vivos que precisam se alimentar de outro ser vivo ou decompor a matéria orgânica morta. Ex: animais, fungos e algumas bactérias.
As bactérias também precisam se alimentar. Algumas produzem o seu próprio alimento por meio quimioautotrófico, que nada mais é do que fazer o seu próprio alimento pela quimiossíntese.
Alimentação das bactérias
A quimiossíntese utiliza a energia das reações químicas, como a oxidação de compostos inorgânicos. Ela costuma acontecer em bactérias que vivem no fundo do oceano, e lugares desprovidos de luz solar, onde o processo de fotossíntese não pode acontecer.
O objetivo é formar um composto orgânico (como a glicose) a partir de matéria inorgânica. Para isso é preciso energia. Para obtê-la, a bactéria realiza o processo de oxidação de um composto inorgânico, como amônia, sulfeto de hidrogênio ou carbonato de ferro.
Como acontece?
A oxidação acontece quando o composto perde elétrons. Estes são dotados de energia que será útil para transformar a matéria inorgânica em glicose para alimentar as bactérias. Logo, a energia dos elétrons servem para transformar o gás carbônico e a água em glicose.
– Sulfobactérias: oxidam compostos de enxofre. – Ferrobactérias: oxidam compostos de ferro.– Nitrobactérias: oxidam compostos nitrogenados.
Quem faz quimiossíntese?
Arqueas ou arqueobactérias também realizam quimiossíntese, porém, geralmente são encontradas em lugares de condições extremas, como vulcões. Elas são bactérias mais primitivas, mas que ainda vivem em nosso planeta.