KC-390 Millennium: o maior avião cargueiro militar da FAB
Por Estratégia Militares
KC-390
O KC-390 Millennium foi desenvolvido por meio da parceria entre o Brasil e mais três países: Argentina, Portugal e República Checa. O resultado foi omaior avião militar do hemisfério sul. Com isso, a Embraer criou uma nova geração de aeronaves multimissão no mundo.
KC-390
O avião possui dois motores turbofan Pratt & Whitney IAE V2500. Eles permitem ao cargueiro alcançar a velocidade máxima de 870 km/h – cerca de 80 por cento da velocidade do som
– Assalto aéreo;– Reabastecimento aéreo;– Combate aéreo;– Evacuação aeromédica (macas e UTIs);– Apoio de ajuda humanitária;– Busca e resgate; e– Operações especiais.
SUA FUNÇÃO
– 80 soldados;– 66 paraquedista;– Acomodar até 74 macas e oito atendentes; ou– Pode ser configurado para acomodar sete paletes, uma combinação de paletes e tropas, ou transportar tanques leves, veículos ou até helicópteros.
O KC-390 pode transportar:
No dia 7 de fevereiro de 2022, um KC-390 Millennium decolou de Brasília, rumo ao leste europeu, para buscar os brasileiros que estavam fugindo da guerra entre Rússia e Ucrânia etransportar cerca de 11,6 toneladas de ajuda humanitária, que incluiam:
A utilização do KC-390 na guerra entre a Rússia e Ucrânia
– 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, equivalente a 360 mil refeições;– 50 purificadores de água, com capacidade de purificar cerca de 300 mil litros de água por dia; e– Meia tonelada de insumos e itens médicos.
Histórico de missões humanitárias do KC-390
Em 2020, a aeronave foi empregada na missão de transporte de insumos para o Líbano, após a explosão de um gasoduto em Beirute, capital do país. Em 2021, ele foi usado para ajudar no terremoto que atingiu o Haiti.
Histórico de missões humanitárias do KC-390
Vale destacar a atuação do KC-390 Millennium no transporte logístico de insumos hospitalares durante a pandemia de covid-19, como as usinas e cilindros de oxigênio para Manaus, e o transporte de insumos após as chuvas que atingiram os estados de Minas Gerais e a Bahia, em 2022.
Quer saber mais sobre o KC-390 participou? Leia no Portal Estratégia Militares!
Web Stories:Pedro AlcantaraTextos:Vinícius BrigoliniImagens: FAB: Ala 2; Soldado Thallys Amorim/CECOMSAER; Ten. Brig. baptista Jr.; Sgt. Bianca Viol/FAB; Maj Kosaka e SO Agacy / 1º GTT; e Ten Inforzatto