Internato Militar: saiba como funciona!

Por Estratégia Militares

Já ouviu falar sobre o Internato Militar? Contamos para você como ele funciona!

É o período em que os novos integrantes das Forças Armadas ficam à disposição em tempo integral nas instituições militares.  Durante o internato, eles são submetidos a um intenso regime de preparação para a vida militar.

O que é Internato Militar?

Por que o internato é importante?

É durante esse período obrigatório que o civil se torna um militar. Ou seja, é quando ele se desapega dos costumes da vida anterior e desenvolve a disciplina e o senso de dever necessários para a vida militar.

Como funciona o internato?

Os militares recebem alimentação e moradia durante o internato. Eles devem seguir uma rotina de horários rígidos, manter o fardamento e a higiene pessoal e do dormitório. 

Saídas só são permitidas aos fins de semana. Quem não cumpre o padrão é punido!

Qual o tempo de duração?

O tempo do regime de internato varia do tipo de formação e da instituição. No Serviço Militar Obrigatório, a duração é de 3 semanas.

Já em instituições que formam militares de carreira – como ESA, EEAR, EsPCEx e Escola Naval – o internato dura todo o curso.

Pode casar ou ter filhos?

Não! Durante o período de internato, o militar não tem permissão para se casar, estabelecer união estável ou ter filhos.

Ele deve permanecer sem dependentes ou será desligado do serviço ativo e desvinculado da Força Armada a que estava servindo.

Cada concurso militar instrui no Edital quais itens devem ser levados para o período de internato. Isso é chamado de “enxoval” no mundo militar.  Os itens variam de roupa de cama a material de costura e a dica é prepará-los com antecedência!

O que levar para o internato?

Valores como o patriotismo, civismo, amor à profissão, espírito de corpo e aprimoramento técnico-profissional são desenvolvidos ao longo dessa etapa – por isso, o internato é uma parte fundamental na formação do militar.

O que o internato ensina?

Quer saber mais sobre o Internato Militar? Visite o Portal Estratégia Militares!

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Pedro Alcantara, Vanesca Queiroga e Raquel Oshio Imagens:  Domínio Público, Flickr, Unsplash e Pexels.