Aviões de combate: os melhores aviões de guerra do mundo!

Por Estratégia Militares

Certamente, se você gosta da aviação, já deve ter ouvido falar nos caças de quinta geração. De fato, a última geração dos caças que estão em operação no mundo atual, são verdadeiras obras de arte que aliam física avançada, computação e robótica – enfim, a tecnologia militar mais avançada disponível atualmente no mundo.

Atualmente, a indústria aeronáutica brasileira, representada pela Embraer, está em fase final de implantação do Programa F-39 Gripen, o qual envolve a adaptação da estrutura física e das demais fornecedoras de peças para a fabricação nacional do último caça incorporado à FAB, o F-39 Gripen NG.

Dentre as fabricantes de caças militares de quinta geração, destacam-se: Lockheed Martin; Sukhoi; Shenyang Aircraft Corporation; e Chengdu Aircraft Industry Group ou Chengdu Aerospace Corporation.

Os utilizadores da aeronave são exclusivamente países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), dentre eles: – Austrália; – Bélgica; – Emirados Árabes Unidos – Finlândia; – Israel; – Japão; – Reino Unido; – Singapura, dentre outros.

O projeto do F-35 teve início em 1996, quando a empresa em consórcio com a Boeing, – outra fabricante de aeronaves dos Estados Unidos, foi escolhida para desenvolver um caça adequado para as realidades das guerras do século XXI. Ou seja, além do poder de fogo, a aeronave deveria ser capaz de suportar os combates de guerra eletrônica, entre outras.

Lockheed Martin F-35

A Sukhoi é uma fabricante de aeronaves russa, focada principalmente em aviões de combate, mas também possui em seu portfólio alguns modelos de aeronaves de transporte civil. Dentre as aeronaves militares, a Sukhoi destaca-se pelo modelo Su-57, que é o caça de quinta geração com capacidade stealth e reconhecido pelas suas qualidades, como:

Sukhoi

– Alta capacidade de carga de armamento; – Velocidade máxima em torno dos 2.600 km/h; – Grande capacidade de autonomia, variando de 4.000km a 5.500km; e – Pode voar até os 65.600 pés de altitude, a mais de 20 km de distância do solo.

Sukhoi

Shenyang Aircraft Corporation

A Shenyang Aircraft Corporation (SAC) é a fabricante de aeronaves mais antiga da China, e iniciou suas operações em 1951. É especializada na fabricação de componentes aeronáuticos civis e militares, bem como de motores, veículos aéreos não-tripulados e de drones

Chengdu Aerospace Corporation

A Chengdu Aerospace Corporation (CAC) nasceu de um acordo assinado entre a China e a União Soviética em abril de 1956. A primeira aeronave a ser produzida pela fábrica da CAC foi um caça J-5, que realizou seu voo inaugural em novembro de 1964.

Quer saber mais sobre os Aviões de combate? Leia no Portal Estratégia Militares!

Web Stories: Pedro Alcantara Textos: Vinícius Brigolini Imagens: Foto: United Aircraft Corporation / Força Aérea da Rússia