Farmacêutico Militar: função, atuação, salário e muito mais!

Por Estratégia Militares

O farmacêutico militar, temporário ou de carreira, compõe o Serviço de Saúde das Forças Armadas. Ele pode trabalhar em farmácias hospitalares, em análises clínicas e toxicológicas, nas indústrias farmacêuticas, em políticas de desinfecção ambiental, em operações militares e em ações de saúde pública.

Qual a função de um farmacêutico militar?

Como se tornar um farmacêutico militar?

Militarismo de carreira: O candidato precisa passar por um concurso público, que no caso das Forças Armadas possui recorrência anual. Militar temporário: ingressa por meio de processo seletivo, que conta com avaliação de títulos e/ou prova de conhecimentos específicos. Os que ingressarem dessa forma poderão permanecer por, no máximo, 8 anos.

Farmacêutico Militar no Exército Brasileiro

Para se tornar um Oficial Farmacêutico do Exército Brasileiro é necessário participar do concurso público para a Escola de Saúde do Exército (EsSEx). O militar também poderá executar, sob a supervisão de um oficial farmacêutico, procedimentos de análises clínicas. 

Os aprovados em todas as fases do processo seletivo iniciam o curso de formação, com duração de 37 semanas, ministrado na EsSEx, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.  Ao fim, os formandos são declarados Primeiros Tenentes do Exército Brasileiro, fazendo jus a um soldo no valor de R$ 8.245,00 (em números atuais).

Farmacêutico Militar na Marinha do Brasil

O farmacêutico ingressa na Marinha do Brasil no Quadro de Apoio à Saúde. A prova conta com uma redação, além de questões que versam sobre conhecimentos farmacêuticos.  O curso tem a duração de 31 semanas e é ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Finalizadas todas as etapas do concurso, inicia-se o curso de formação, no qual os ingressantes são declarados Guardas Marinha, fazendo jus a um soldo de R$ 7.315,00.

Farmacêutico Militar na Força Aérea

Para ingressar no Quadro de Oficiais Farmacêuticos da Força Aérea, o candidato deve concorrer no Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica. O curso é ministrado no CIAAR, na cidade de Lagoa Santa, Minas Gerais, tendo duração prevista de 17 semanas e um soldo de 8.245,00 

Os candidatos que concluírem com aproveitamento todas as etapas do processo seletivo ingressam no Curso de Formação de Oficiais no posto de Primeiro Tenente Estagiário. Ao fim, os formandos são declarados Primeiros Tenentes da Força Aérea e optam por alguma unidade que desejam trabalhar.

Leia o post completo sobre o Farmacêutico Militar: clicando no botão abaixo!

Web Stories: Pedro Alcantara. Textos: Lucas Gonçalves Imagens:  PEXELS