Escalador militar: saiba como se tornar um montanhista militar!

Por Estratégia Militares

O escalador militar é o combatente treinado para atuar em ambientes montanhosos, dominando técnicas de escalada e transposição em terrenos íngremes e rochosos.

Posições elevadas garantem vantagem no combate. O escalador tem a missão de conquistar e manter áreas de difícil acesso, garantindo a superioridade tática.

O militar de montanha é um especialista. Atua em condições adversas e exige preparo técnico, físico e psicológico para enfrentar o ambiente hostil.

Especialização de elite

Os escaladores geralmente atuam em unidades da Infantaria de Montanha do Exército Brasileiro, como o 4º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, em Minas Gerais.

Onde servem esses militares?

Estágio Básico do Combatente de Montanha

Esse estágio é o primeiro passo para se tornar escalador militar. Após sua conclusão, o militar é considerado apto a atuar em ambientes montanhosos. Durante o curso, os militares aprendem técnicas de escalada, uso de equipamentos de segurança, progressão em cordada e adaptação ao terreno montanhoso.

Condições extremas

O combate em montanha exige resistência. Frio, altitude, neblina e aclives acentuados são desafios constantes para quem atua nesse ambiente. Escaladores utilizam roupas específicas para clima frio, capacete, cordas, mosquetões e outros itens de segurança para operar com eficácia.

Quanto ganha o escalador militar?

Os militares que concluem o estágio ou o curso recebem um acréscimo que varia de 20% a 30% no valor do soldo, ou seja, o salário-base militar. Esses acréscimos podem variar de R$ 400,00 à R$ 2.000,00, de acordo com a patente.

Quer saber mais detalhes sobre como se tornar um montanhista militar!

Receba todas as notícias sobre os Concursos Militares! Assine a newsletter clicando no botão abaixo! 

Estude com o Estratégia Militares! Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos para Concursos Militares! 

Web Stories: Pedro Alcantara Textos: Vinícius Brigolini Imagens: Cunha Eventos, Unsplash e Pexels.