Conheça a história do dia 11 de junhoPor Estratégia Militares
Você sabia que um dos principais confrontos da Guerra do Paraguai aconteceu no dia 11 de junho? Isso mesmo! Explicamos para você a Batalha Naval do Riachuelo, uma das mais importantes vitórias da Marinha do Brasil.
Dia 11 de junho
É considerada o maior conflito bélico entre países da América do Sul. De um lado estava o ditador do Paraguai, Solano López, e do outro, a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
Guerra do Paraguai (1864-1870)
Apesar de ser uma potência em ascensão, o Paraguai precisava da boa vontade do Uruguai para utilizar a Bacia do Prata e acessar o mar. Quando o Brasil e a Argentina interferiram no governo uruguaio e retiraram os aliados do Paraguai, Solano López ficou enfurecido.
Causas do conflito
Em dezembro de 1864, Solano López invadiu a província do Mato Grosso e matou vários moradores. Pouco depois, López também invadiu a Argentina e o Uruguai, numa tentativa de recolocar seus aliados no poder.
Invasão de Solano López
A Tríplice Aliança se formou para opor Solano López. A estratégia inicial foi tomar o controle da Bacia do Prata. Para bloquear os navios paraguaios, o Brasil posicionou 2 mil homens e 9 navios de guerra no Rio Paraná.
Batalha Naval do Riachuelo
Para furar o bloqueio brasileiro, Solano López planejou um ataque surpresa nas primeiras horas do dia 11 de junho de 1865. Alguns dos navios paraguaios se atrasaram no meio do caminho, mas o ataque começou com sucesso pouco depois das 9h da manhã.
Ataque surpresa
Diante da surpresa, o Almirante Barroso tomou uma atitude ousada. Ele ordenou que os navios brasileiros, feitos predominantemente de aço, colidissem com as embarcações paraguaias. Como elas eram feitas de material mais frágil e improvisado, foram destruídas.
Navios de aço
A estratégia deu muito certo e a Marinha brasileira conseguiu reverter o confronto. Os navios paraguaios recuaram por volta das 17h. Isso marcou a vitória brasileira na Batalha Naval de Riachuelo.
Vitória do Brasil
A partir dessa derrota, o Paraguai começou a perder a guerra e a recuar para seu território. Pela importância da Batalha Naval de Riachuelo e pela bravura da força naval brasileira, o dia 11 de junho foi escolhido como Data Magna da Marinha do Brasil.
Data Magna da Marinha
Quer saber mais sobre a Batalha Naval do Riachuelo?Leia no Portal Estratégia Militares!