Conheça quem constrói os navios militares do Brasil!

Por Estratégia Militares

Você sabia que o Brasil constrói navios militares? Contamos para você sobre o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, ou AMRJ!

O AMRJ é um estaleiro militar, um complexo voltado para a construção e reparo de embarcações. Ele conta com quatro diques de docagem e já construiu embarcações famosas, além de quatro dos nossos submarinos militares.

O que é o Arsenal?

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro está localizado atualmente na Ilha das Cobras, no interior da Baía do Guanabara, no Rio de Janeiro.

Onde fica o AMRJ?

Quando ouro foi descoberto em Minas Gerais, no século XVII, o Rio de Janeiro tornou-se o porto mais importante da Colônia. Portugal, então, decidiu fortalecer o Brasil militarmente e uma das medidas foi construir um estaleiro em 1763, nomeado Arsenal Real de Marinha.

Criado em 1763

O estaleiro mudou de nome e localização ao longo dos anos. Inicialmente, o Arsenal ficava no sopé do Mosteiro de São Bento. O complexo se expandiu até a Ilha das Cobras, em 1930, e ficou de forma definitiva nesse lugar e com o nome atual, a partir de 1948.

O primeiro navio a ser construído foi a Nau São Sebastião, também conhecida como Nau Serpente por causa da proa com figura de dragão.

Primeiro navio construído

Ele oferece uma variedade de serviços relacionados ao reparo e construção de embarcações. Eles podem ser vistos com detalhes na Carta de Serviços, disponível no site do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

O que o Arsenal faz?

Telefone

Algumas categorias dos serviços são: – Projetos navais; – Inspeções e testes; – Mecânica Naval; – Docagem; – Serviços de estaleiro; – Construção de embarcações; – Manutenção de Submarinos.

O AMRJ pode construir embarcações menores de até 200 toneladas e navios de até 500 toneladas. As lanchas de operações ribeirinhas (LOpRib) entregues para o Exército Brasileiro no começo do ano são exemplos de embarcações de até 200 toneladas.

Quais navios o Arsenal pode construir?

Além disso, o AMRJ também foi o responsável por construir quatro submarinos: Tamoio, Timbira, Tapajó e Tikuna.

Sabia que alguns dos navios mais famosos do Brasil foram construídos pelo AMRJ? Exemplos são o Almirante Tamandaré, o maior navio de guerra já feito no Brasil, e o Navio-Escola Brasil, usado nos estágios para Oficiais da Escola Naval.

Navios famosos

Existe vários caminhos para se especializar e entrar no AMRJ! Você pode estudar nas escolas de formação da Marinha, como a EAM e a EFOMM, se tornar militar temporário pelo SMV ou ainda entrar para o Quadro de Engenheiros Militares por concurso público!

Como trabalhar no AMRJ?

Quer saber mais sobre o AMRJ? Visite o Portal do Estratégia Militares!

Receba todas as notícias sobre os Concursos Militares! Assine a newsletter clicando no botão abaixo! 

Estude com o Estratégia Militares! Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos para Concursos Militares! 

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Raquel Oshio  Imagens:  Unsplash, Pexels, Marinha do Brasil, Agência Marinha do Brasil, Wikimedia Commons.