Saiba mais sobre o avião da Presidência da República!
Por Estratégia Militares
O FAB VC-1 é a aeronave militar destinada a transportar o Chefe de Estado brasileiro. Vamos conhecê-lo um pouco mais!
A FAB tem a missão de transportar o Chefe de Estado brasileiro e as comitivas que o acompanham. O Grupo de Transporte Especial (GTE) é o esquadrão responsável por isso.
Grupo de Transporte Especial
O esquadrão possui diversos aviões e helicópteros destinados a cumprirem tal missão, demonstrando o poder aéreo brasileiro e a capacidade da prestação de serviços com excelência.
O avião utilizado pelo Presidente do Brasil é o Airbus A319-ACJ (Airbus Corporate Jet), nomeado como VC-1, com matrícula n.º 2101, batizado de Santos Dumont. A aeronave foi apelidado de "Aerolula".
O avião da Presidência
O VC-1 foi adquirido em 2005, durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a um custo, em valores atualizados, de aproximadamente US$ 91,7 milhões, cerca de R$ 500 milhões.
Quando ele foi adquirido?
A autonomia de voo é de cerca de 8.500 km em seu limite máximo de peso. Ele pode realizar viagens médias, sem paradas para abastecimento, e longas com poucas paradas. Isso permite, por exemplo, voos diretos de Brasília para cidades da Europa, América do Norte e África.
Distância que percorre
Desde sua aquisição, o VC-1 já transportou diversos presidentes, começando com Lula, passando por Dilma Rousseff, Michel Temer, Jair Bolsonaro e, novamente, Luiz Inácio Lula da Silva.
Presidentes já transportados
No passado, os presidentes viajavam em aeronaves mais modestas, como o Douglas DC-3, arrematado da extinta Varig, e o VC-96, uma versão militar do Boeing 707, que foi o principal avião presidencial de 1976 até a chegada do atual VC-1.