Conheça as revoltas que aconteceram no Brasil Império!

Por Estratégia Militares

Você sabe quais são as revoltas que aconteceram no Brasil Império?  Separamos para você conhecer!

As classes médias de Pernambuco protestavam contra o autoritarismo de D.Pedro I. Queriam uma República independente e o fim da escravidão. 

Confederação do Equador (1824)

Cipriano Barata e Frei Caneca eram parte do movimento.

Um levante de escravos da sociedade Malê. Eles queriam instaurar uma ordem islâmica em Salvador e eliminar brancos e pardos. 

Revolta dos Malês (1835)

Sabiam escrever e se comunicavam em árabe, o que dificultou a prevenção da revolta.

Cabanagem (1835-1840)

Um movimento liderado pelas elites locais da província do Grão-Pará, mas que contou com a adesão das classes populares, como os “cabanos”.

Desejavam mais participação nas decisões do governo central. Foram depostos e reprimidos.

Elites pecuaristas do Rio Grande do Sul queriam autonomia na escolha de representantes e menos impostos sobre o charque gaúcho. Proclamaram a República Piratini e a República Juliana.  Por um acordo, D.Pedro II ofereceu anistia, libertação de escravos e postos no Exército.

Farroupilha (1835-1845)

Liderado por Francisco Sabino Álvares da Rocha. O objetivo era instaurar uma república em Salvador até que D.Pedro II alcançasse a maioridade e assumisse o trono. 

Sabinada (1837-1838)

Chegaram ao poder, mas foram reprimidos.

Devido a conflitos entre conservadores (cabanos) e liberais (bem-te-vis) no Maranhão, os bem-te-vis se revoltaram e formaram uma junta provisória.  O objetivo era mais autonomia para a província e anistia para os envolvidos. Nenhuma solicitação foi atendida.

Balaiada (1838-1841)

Revolução Praieira (1848-1850)

Os “praieiros” eram um terceiro partido, além dos conservadores e liberais, que surgiu em Pernambuco.

Foram depostos do poder pelo governo central por perseguir politicamente os outros partidos. Em resposta, pegaram em armas e iniciaram a manifestação.

Voto livre e universal; Extinção do poder moderador; Adoção do federalismo; Garantia de trabalho; e Liberdade de imprensa.

Suas ideias, condensadas no “Manifesto do Mundo” eram:

Ponto circulado
Ponto circulado
Ponto circulado
Ponto circulado
Ponto circulado

Quer saber mais? Visite o Portal Estratégia Militares!

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Lucas Gonçalves Imagens:  Domínio público, PICRYL, Wikimedia commons, Flickr, Unsplash.