Conheça as figuras de linguagem de palavras!

Por Estratégia Militares

O Estratégia Militares explica quais são as figuras de linguagem de palavras e as diferenças entre elas! 

As figuras de linguagem de palavras são:  - Metáfora; - Comparação ; - Metonímia; - Catacrese; - Perífrase; e  - Sinestesia.

Quais são as figuras de linguagem de palavras? 

Comparação entre seres de universos distintos, na qual um termo é utilizado com sentido diverso ao de origem, valendo-se de uma semelhança subentendida. Ex.: A Joana é uma flor. 

Metáfora

Também conhecida como símile, assemelha-se muito à metáfora. No entanto, nela sempre há um termo que estabelece a relação de comparação. Na maior parte das vezes o conectivo que exerce essa função é o “como”. Ex.: Francisco é inteligente como uma coruja.

Comparação

Na metonímia trabalha-se com a substituição de uma palavra por outra com a qual se tenha alguma proximidade de sentido.  Ex.: Leio Machado de Assis todos os dias (o autor pela obra).

Metonímia

Por falta de um termo específico, usa-se uma palavra com sentido próprio para dar nome a outras coisas que possuam algum grau de semelhança com o termo original. Ex. Pé da cama, céu da boca.

Catacrese

Na perífrase acontece a substituição de um termo por uma expressão que, reconhecidamente, corresponde ao termo substituído. Ex.: Eu moro no país do futebol. (Brasil)

Perífrase

É caracterizada pela mistura de sensações (audição, olfato, paladar, tato, visão) que, por vezes, podem se ligar a sentimentos. Ex.: Até hoje lembro do cheiro gostoso dos almoços de domingo, na casa da minha avó. (olfato e paladar)

Sinestesia

Leia o texto completo sobre as figuras de linguagem clicando no botão abaixo! 

Receba as notícias dos Concursos Militares clicando no link! 

Estude com o Estratégia Militares e conquiste sua vaga nas Forças Armadas! 

Web Stories: Vanesca Soares. Textos: Lucas Gonçalves. Imagens:  Pexels.