Realizada anualmente no Rio de Janeiro, a LAAD Defence & Security é considerada a maior feira do setor de defesa e segurança da América Latina. O evento atrai representantes governamentais, autoridades militares e empresas nacionais e estrangeiras ligadas à indústria de defesa, segurança pública, cibernética e tecnologia dual.
Mais do que uma exposição de equipamentos, a LAAD se consolida como um ambiente propício à formalização de acordos, parcerias e protocolos de cooperação técnica. É um espaço onde política, estratégia e inovação se encontram.
Em 2025, a LAAD aconteceu entre os dias 1 e 4 de abril, reunindo 404 marcas expositoras e mais de 40 mil profissionais do setor, além de 160 delegações oficiais, incluindo representantes dos ministérios da Defesa e Segurança do Brasil, da América Latina e de outros países convidados.
A presença de empresas brasileiras e estrangeiras na LAAD cria oportunidades concretas para transferência de tecnologia, exportações e fortalecimento da Base Industrial de Defesa Nacional. Durante o evento, empresas como Embraer, Ares e Iveco apresentaram lançamentos e estabeleceram novas parcerias.
O Exército destacou sua atuação na feira com a apresentação de viaturas blindadas, sistemas de armas, de comunicações e de comando e controle. O foco da Força Terrestre foi demonstrar sua capacidade operacional integrada com a Base Industrial de Defesa (BID) e reforçar seu compromisso com a modernização dos meios.
Exército Brasileiro na LAAD
A Marinha montou um estande interativo e tecnológico, exibindo simuladores, como o de navegação de paraquedas e o SVETT para estudo topotático, além de tecnologias como drones e realidade virtual. Também promoveu seus programas estratégicos e firmou parcerias.
Marinha do Brasil na LAAD
A FAB levou à feira aeronaves, armamentos e sistemas de defesa aérea. O objetivo foi destacar o papel do Comando da Aeronáutica em missões de dissuasão, patrulha e operações conjuntas, além da integração de tecnologias de vigilância, reconhecimento e inteligência.
Força Aérea Brasileira na LAAD
A realização da LAAD no Brasil evidencia o protagonismo do país na agenda de defesa do continente. Em um cenário internacional cada vez mais complexo, a capacidade de reunir participantes importantes da segurança internacional, posiciona o Brasil como centro de diálogo e cooperação no hemisfério sul.