Você curte estudar o clima ou trabalhar com previsões meteorológicas? Pois saiba que você pode se tornar um Meteorologista da Força Aérea Brasileira (FAB) e trabalhar diretamente com os pilotos militares! Vamos conhecer a carreira!
É um profissional que estuda a atmosfera terrestre, seus fenômenos naturais e o clima. Ele prevê as condições do tempo e outras questões climáticas com base em dados coletados de satélites e outras ferramentas.
O que é um Meteorologista?
Já os militares especialistas em Meteorologia são aqueles que fazem a observação e o registro das condições meteorológicas com o objetivo específico de auxiliar no planejamento das missões aéreas e contribuir para a segurança de voo no Brasil.
O que faz um meteorologista da FAB?
Eles também são chamados de BMT, ou Básico em Meteorologia. Eles são capacitados para atuarem tanto em solo quanto a bordo das aeronaves da FAB. É uma das principais atividades ligadas à segurança da navegação aérea e da soberania nacional.
Quais as funções do meteorologista?
O sargento é integrante do Serviço de Controle do Espaço Aéreo e tem as funções de coletar, registrar, analisar os parâmetros meteorológicos e transmiti-los, por meio de códigos e cartas aéreas, aos usuários da aviação civil e militar.
Ele é responsável por medir, calcular, decodificar e registrar as informações climatológicas, para que os pilotos possam planejar os voos de forma segura e evitar sobrevoar áreas de clima instável.
Onde trabalha?
O sargento especialista trabalha nas estações de observação meteorológicas, nas estações de radar meteorológico e nas estações de recepção de imagens de satélite da FAB espalhadas por todo território nacional.
O especialista em Meteorologia pode servir em quase todas as unidades da Força Aérea, visto que a maioria das organizações militares precisam desse profissional. As exceções são as unidades puramente administrativas, como os Grupamentos de Apoio (GAP).
Como ser um meteorologista da FAB?
Para se tornar um meteorologista da FAB, é preciso se formar como sargento especialista na Escola de Especialistas de Aeronáutica. O concurso público de admissão acontece duas vezes por ano!
Meteorologia na EEAR
O Curso de Formação de Sargentos Especialistas em Meteorologia da EEAR tem duração de dois anos, em regime de internato. Durante o período de formação, os alunos recebem um soldo e auxílios.
Quanto ganha um meteorologista?
O soldo é a base salarial dos militares, que varia de acordo com sua posição na hierarquia. No caso dos sargentos formados na EEAR, os soldos podem variar de R$ 3.997,00 a 6.447,00, fora os adicionais e benefícios!
Quer saber mais sobre a carreira de meteorologista da FAB? Visite o Portal Estratégia Militares!