Como se tornar aviador por meio da EsPCEx?

Por Estratégia Militares

Você sabia que existe a possibilidade de se tornar aviador do Exército Brasileiro por meio do concurso EsPCEx? O Estratégia Militares explica como funciona o processo de admissão, além de abordar os principais aspectos do Curso de Pilotos de Aeronaves (CPA).

Concluído o rigoroso processo de seleção, os candidatos se tornam alunos e ingressam na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), onde será ministrado o primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Como é a formação do Oficial de carreira do Exército?

Os alunos que concluírem com aproveitamento, avançam para o segundo ano de formação, que acontece na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Como é a formação do Oficial de carreira do Exército?

Concluídos os quatro anos de formação, o Cadete é promovido ao posto de Aspirante a Oficial, no qual permanecerá por 8 meses, fazendo jus a um soldo no valor de R$ 7.315,00.

Plano de carreira

– 2° Tenente: 2 anos; – 1° Tenente: 4 anos; – Capitão: 8 anos, dos quais dois são destinados ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; – Major: 6 anos; – Tenente-Coronel: 4 anos; – Coronel: 5 a 9 anos.

Como se tornar aviador do Exército Brasileiro?

Para se tornar aviador do Exército Brasileiro é necessário ser militar oriundo da EsPCEx. Após sua intensa formação, o Oficial pode concorrer às vagas que são constantemente abertas para o Curso de Piloto de Aeronaves (CAP).

O curso acontece integralmente no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), localizado em Taubaté (SP). Ele tem a duração prevista de 63 semanas divididas em disciplinas teóricas e práticas.

Após a teoria, os militares que obtiverem êxito nos exercícios no simulador de voo avançam para a prática. A fase prática do curso é dividida em dois módulos principais:

1º Módulo Prático de Voo: momento inicial em que são ensinadas manobras básicas como o pouso, à decolagem, o tráfego e o voo estabilizado. 2º Módulo Prático de Voo: etapa em que os militares aprendem manobras táticas-operacionais de alto grau de especificidade.

Concluídas as 63 semanas, os novos pilotos da Força, além de poderem desempenhar essa nobre função, passam a receber um adicional de 20 % no seu soldo.

Leia o post completo sobre como se tornar um aviador militar clicando no botão abaixo!

Web Stories: Pedro Alcantara. Textos: Lucas Gonçalves Imagens:  Exército Brasileiro, CAvEx e Unsplash