Como são as Missões Militares no exterior?

Por Estratégia Militares

Você sabia que os militares também podem realizar missões no exterior em tempos de paz? Existem dois tipos: as diplomáticas e as não-diplomáticas.

Missões Diplomáticas

São formadas por diplomatas e outros funcionários responsáveis por representarem o país em outro território. Veja alguns exemplos de funções nessa categoria!

Seta

Adido

O adido é um oficial militar que atua em missões diplomáticas junto a governos estrangeiros.

Eles ficam localizados na embaixada e seu período de permanência é de um ano. Sua principal função é a coleta e a troca de informações.

Ele também pode coordenar a passagem ou permanência temporária de comandos de tropas, navios de guerra ou de aeronaves militares brasileiras no país de atuação.

Conselheiro Militar na ONU

Esses militares assessoram a Missão Permanente do Brasil junto à ONU em assuntos relacionados à Defesa.

Ele também acompanha discussões sobre Operações de Paz, desarmamento nuclear, segurança cibernética e outros assuntos.

A JID é dedicada a promover a cooperação em defesa e segurança do hemisfério. Ela é composta de 29 países membros, atualmente. Nosso Ministério da Defesa mantém um escritório de atuação da Representação do Brasil junto à JID (RBJID).

Junta Interamericana de Defesa

Dentre as linhas de atuação estão: – Defesa Cibernética; – Medidas de Fomento da Confiança e da Segurança nas Américas; – Desminagem Humanitária; – Mecanismos de Cooperação em caso de Desastres (MECODE); – Mulher, Paz e Segurança; – Gestão de Arsenais; – Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Missões Não-Diplomáticas

O outro tipo de missão no exterior são as não-diplomáticas. Nesse caso, os militares não são, necessariamente, representantes do Brasil no estrangeiro. Veja alguns exemplos!

Seta

Observadores da ONU

São militares que acompanham as Missões de Paz da ONU e que andam desarmados, usando apenas a bandeira e o capacete azul das Nações Unidas.

Algumas funções são: monitorar acordos de cessar-fogo e realizar referendos entre a população local.

É muito comum haver cooperação entre as Academias Militares e outras trocas educacionais entre as instituições de formação militar. Elas são frutos de acordos entre as nações amigas e fortalecem a cooperação internacional.

Intercâmbio

Integrantes de representações do Brasil no exterior, comissões militares e até militares que viajam para fiscalizar a produção de equipamentos e receber treinamento para sua operação e/ou manutenção são considerados como parte de uma missão não-diplomática.

Representações, Comissões e fiscalização

Qual o salário?

O militar em missão no exterior recebe remuneração em dólares ou numa combinação de dólares e reais.

Segundo a base estabelecida em 2013, a média é de US$ 10,288.51, de acordo com as informações divulgadas pelo Ministério de Defesa.

Quer saber mais sobre as funções dos militares em missões no exterior? Visite o Portal Estratégia Militares!

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Raquel Oshio Imagens:  Domínio Público, FAB, Flickr, Exército do Brasil, Unsplash e Pexels.