Caminhões tropa: saiba mais sobre o caminhão militar!

Por Estratégia Militares

As Forças Armadas (FAs) tem como sua principal missão defender a soberania do Brasil, seja na terra, nas águas ou no espaço aéreo. 

Os caminhões tropa podem ser utilizados para o cumprimento de tarefas e demandas administrativas. Já em momentos de crise ou conflito armado, esses equipamentos poderão ser empregados para a execução das tarefas logísticas previstas nos planejamentos estratégicos, operacionais e táticos.

O transporte militar é regido por princípios inerentes à administração pública. Eles visam resguardar e orientar o emprego dos equipamentos para que não causem danos ao patrimônio público. Dentre os princípios, destacam-se:

Princípios logísticos para o emprego dos caminhões tropa

Trata da interligação das ações, assegurando uma sequência lógica entre as etapas do cumprimento das missões. Ou seja, desde o planejamento da missão até o fim de sua execução devem estar interligados. Isso só é possível por meio da logística militar.

CONTINUIDADE

É o acompanhamento das atividades de transporte em curso, cabendo aos militares controlar para que o resultado seja conforme o que foi planejado.

CONTROLE

É a junção dos esforços das atividades de transporte, visando alcançar o mesmo fim. Por meio da coordenação, aquilo que é conflitante pode ser uniformizado.

COORDENAÇÃO

Constitui um princípio fundamental da logística de transportes, particularmente nas operações conjuntas, na medida em que cada força armada buscará contribuir, para o atendimento integral das necessidades de cada unidade em missão.

COOPERAÇÃO

Ademais, o transporte militar é regido também pela: – Economia de meios; – Responsabilidade coletiva – Flexibilidade; – Objetividade; – Oportunidade; – Prioridade; – Simplicidade; – Unidade de Comando; e – Segurança.

Legislação e habilitação para caminhões tropa

Como requisito básico, é necessário que os militares possuam Carteira Nacional de Habilitação C ou D, e, dependendo do material transportado, cursos de especialização registrados na habilitação.

Web Stories: Pedro Alcantara. Textos: Vinícius Brigolini Imagens:  Exército Brasileiro e Flickr