A ampliação do território marítimo brasileiro foi oficialmente reconhecida pela ONU no fim de março! Questões sobre a Amazônia Azul costumam aparecer bastante nos concursos militares e nos vestibulares, então fique ligado no assunto!
Todo país com saída para o mar tem soberania sobre a plataforma continental, que se estende por 200 milhas náuticas a partir da costa para dentro do oceano. Por suas riquezas naturais, o nosso território marítimo foi batizado de Amazônia Azul.
O que é a Amazônia Azul?
Na Amazônia Azul, se encontra:
95% do nosso Petróleo
45% da atividade pesqueira
95% do tráfego marítimo comercial
O Brasil tem direito a todos os recursos encontrados na Amazônia Azul, por isso há três áreas que queremos expandir. Elas são chamadas de:– Região Sul;– Margem Equatorial; e– Margem Oriental-Meridional.
Ampliação da Amazônia Azul
O pedido de expansão foi feito à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLPC) e foi resultado da cooperação entre diplomatas e Oficiais da Marinha do Brasil. Foram 7 anos de extensas negociações!
7 anos de negociações
A ampliação aprovada foi a da Margem Equatorial. No total, a área expandida é de 360 mil km², o equivalente ao tamanho do território da Alemanha. A região é de grande interesse para as empresas petrolíferas, como a Petrobras.
Mais 360 mil km²
Ela inclui a região que se estende da foz do Rio Oiapoque (AP) ao litoral norte do Rio Grande do Sul. As bacias sedimentares da foz do rio Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar também fazem parte.
Onde é a Margem Equatorial?
A Amazônia Azul com sua área ampliada já foi incluída no Atlas Geográfico Brasileiro – elaborado pelo IBGE – desde o ano passado, apesar da expansão ainda não ter sido aprovada na época.
Novo mapa do Brasil
A Marinha do Brasil é a defensora dos nossos mares e rios. Por isso, ela é a responsável por monitorar a Amazônia Azul. Se quiser fazer parte dessa Força Armada, é possível tornar-se militar de carreira por meio dos concursos públicos de admissão!