Você sabia que a partir de 2025, mulheres também podem se alistar no Serviço Militar? Contamos os detalhes para você!
Em 2025, as Forças Armadas permitiram, pela primeira vez, o alistamento militar feminino! As inscrições foram abertas no dia 1 de janeiro e, em 10 dias, mais de 18 mil mulheres já se inscreveram!
Mais de 18 mil inscritas
O alistamento militar é voluntário e aquelas que forem aceitas começarão a servir no ano de 2026. Ao fazer a inscrição, que vai até dia 30 de junho, as candidatas podem escolher em qual das Forças Armadas desejam servir: Exército, Marinha ou Aeronáutica!
Alistamento Militar Feminino
São 1465 vagas, divididas entre as Forças Armadas:– 1.010 para o Exército;– 155 para a Marinha; e– 300 para a Aeronáutica.
Quantas vagas?
Apenas as mulheres que completam 18 anos podem se inscrever - ou seja, apenas aquelas nascidas em 2007. Além disso, elas precisam ser residentes de um dos 28 municípios listados no Plano Geral de Convocação.
Quem pode se alistar?
Os estados e cidades que podem participar do Alistamento Militar Feminino estão listadas no Plano Geral de Convocação. Acesse!
As candidatas inscritas passam por um processo seletivo que inclui as etapas de Seleção Geral, feita pela Comissão de Seleção das Forças Armadas, e a Seleção Complementar, feita no quartel onde a voluntária será incorporada.
Etapas de Seleção
A Seleção Geral inclui uma Inspeção de Saúde, que exigirá exames clínicos e laboratoriais. Já a Seleção Complementar depende do quartel escolhido pela voluntária, podem ser solicitados todos os tipos de testes, até mesmo de condicionamento físico.
As mulheres já são 37 mil nas Forças Armadas, cerca de 10% de todo o efetivo. Atualmente, elas atuam principalmente nas áreas de ensino, saúde e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos.