ALADA: empresa de projetos espaciais!

Por Estratégia Militares

Sabe como a exploração espacial é hoje em dia? Várias tecnologias só funcionam por causa dos satélites – e são indispensáveis para a economia do país! Por isso, o Brasil criou a empresa estatal ALADA, responsável por projetos aeroespaciais. Vamos conhecê-la!

A empresa estatal se chama ALADA – Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S/A. Sua criação faz parte do Programa Espacial Brasileiro, que tem a intenção de desenvolver a indústria aeroespacial nacional e torná-la um mercado rentável.

O que é a ALADA?

A criação da ALADA foi aprovada no dia 2 de janeiro de 2025. Para começar suas operações, a empresa estatal recebeu um capital inicial de R$ 85 milhões, valor que deve ser utilizado nos cinco primeiros anos de atividade.

Quando foi criada?

O que faz a ALADA?

A empresa atua em três eixos estratégicos: serviços de lançamento espacial, gerenciamento de projetos aeroespaciais e comercialização de produtos e serviços aeroespaciais. Vamos explicar um pouco de cada um deles!

Lançamento Espacial

O Brasil tem alguns dos melhores centros de lançamento de foguetes do mundo: o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). A ALADA é quem oferece o uso comercial deles para outros países!

Os dois centros se encontram próximo da Linha do Equador, o que permite que foguetes lançados dessas localidades consigam alcançar a maioria das órbitas comerciais. Além disso, o clima é estável e não há conflitos geopolíticos na região.

Projetos Aeroespaciais

A ALADA, hoje, é a responsável por três grandes projetos: – Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) – Motores aeronáuticos – Projetos de aeronaves

Produtos e Serviços

Todos os produtos dos projetos da ALADA são vendidos pela própria empresa, assim como o uso dos laboratórios de pesquisa aeroespacial do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e os serviços de telemetria.

Alguns desses produtos são: Motor foguete VSB-30: o primeiro foguete produzido 100% no Brasil; e - Túnel Aerodinâmico: usado para a realização de testes aerodinâmicos em modelos de aeronaves e veículos espaciais.

Importância da ALADA

Ela incentiva a indústria aeroespacial nacional e é importante para o desenvolvimento de tecnologia de ponta e para a entrada do Brasil no mercado espacial. Além disso, é mais um lugar onde engenheiros aeroespaciais poderão trabalhar, sem precisar ir para outros países!

Como trabalhar na ALADA?

Se você tem vontade de trabalhar na ALADA, é preciso se formar em alguma profissão relacionada à área aeroespacial. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é a principal escola de engenharia da Força Aérea Brasileira!

Quer saber mais sobre a ALADA e as carreiras da Força Aérea Brasileira? Visite o Portal Estratégia Militares!

Receba todas as notícias sobre os Concursos Militares! Assine a newsletter clicando no botão abaixo! 

Estude com o Estratégia Militares! Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos para Concursos Militares! 

Web Stories: Raquel Kie Oshio Textos: Raquel Oshio Imagens:  AEB, Unsplash e FAB.