Você sabia que o Dia dos Fuzileiros Navais é comemorado no dia 7 de março? Em 2025, o Corpo de Fuzileiros Navais completará 217 anos. Conheça esses soldados que defendem nossos litorais e áreas ribeirinhas!
Dia 7 de março
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) é uma das unidades militares da Marinha e atua em todo litoral e em áreas ribeirinhas. O CFN tem um dos treinamentos mais exigentes entre todas as divisões das Forças Armadas e é a Tropa de Elite da Marinha do Brasil.
O que são os Fuzileiros Navais?
Em tempos de guerra, os Fuzileiros Navais são os primeiros a desembarcarem por via marítima em território inimigo. Só depois que eles infiltraram o local é que as demais forças entram no conflito.
O que fazem os Fuzileiros?
Já em tempos de paz, o CFN é responsável pelo auxílio a populações carentes de áreas remotas e pela segurança das instalações da Marinha. Em conjunto com demais unidades da Força, controlam o desembarque em áreas costeiras.
O CFN era, originalmente, a Brigada Real da Marinha, unidade portuguesa que chegou ao Brasil junto com a Família Real em 1808, quando a Corte Portuguesa fugiu das invasões napoleônicas.
Como surgiu?
A Brigada Real da Marinha foi um corpo militar criado no final do século XVIII e que perdurou até novembro de 1836. Foi concebida para suprir as deficiências dos corpos militares que embarcavam nos navios da Armada Real portuguesa.
Brigada Real da Marinha
Quando D. João VI regressou a Lisboa no ano de 1821, deixou grande parte da Brigada Real da Marinha no Brasil. Depois da Independência, os militares da Brigada que ficaram nunca mais regressaram a Lisboa. Eles se tornaram os Fuzileiros Navais.
Para se tornar um Soldado Fuzileiro Naval é preciso passar pelo Concurso Público de Admissão e passar pela formação no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) ou no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB).
Como entrar no Corpo de Fuzileiros Navais?
O Concurso Soldado Fuzileiro Naval é exclusivo para homens e mulheres de 18 a 21 anos. Lá, o aluno aprende técnicas de combate urbano, operação na selva, paraquedismo, sobrevivência no mar, entre outros conhecimentos necessários para militares desta unidade.
A duração do curso é de 18 semanas, em regime de internato até a oitava semana, e semi-internato até o fim do curso. O treinamento do CFN é um dos mais intensos entre as Forças Armadas.
Como é o treinamento?
Rapel, primeiros socorros, patrulhas fluviais e terrestres, além de outras atividades que buscam treinar os militares e mantê-los em sua melhor forma física fazem parte do treinamento dos Fuzileiros Navais.