Você sabia que os doces são parte essencial da ração operacional dos militares? E não apenas isso, alguns dos doces populares – como M&M e brigadeiro – estão diretamente ligados com as Forças Armadas. Veja essas e mais curiosidades!
As rações operacionais são alimentos desenvolvidos para serem consumidos pelos militares das Forças Armadas missões. Hoje, as rações operacionais são compostas principalmente de alimentos desidratados, liofilizados ou termoprocessados.
O que são rações operacionais?
– Alimentos básicos: os alimentos termoprocessados, principalmente;– Itens complementares: para atingir o que falta do suprimento nutricional. É onde entram os doces;– Itens acessórios: instrumentos usados para aquecer e consumir o alimento; como um mini-fogareiro.
O que tem dentro?
Os militares executam atividades de grande esforço físico e precisam de muita energia! Um brasileiro sedentário deve consumir, em média, 2 mil calorias por dia. Uma ração operacional para 24 horas, porém, deve ter entre 3.000 e 3.600 calorias.
+3 mil calorias por dia
Os doces cumprem a função de completar a carga calórica necessária. Por isso, todas as rações operacionais têm sobremesas para os militares, como rapaduras, balas de goma e barras de cereais.
Qual a importância dos doces?
Os doces e as atividades militares têm uma longa história juntos. Alguns foram inventados exclusivamente por causa de guerras e outros foram reaproveitados de formas inusitadas. Veja a seguir algumas dessas histórias!
5 doces ligados aos militares
Sabe aqueles confetes coloridos de chocolate que todos adoramos? Ele é uma invenção da Segunda Guerra Mundial! A ideia era desenvolver um chocolate que fosse fácil de transportar e que derretesse na boca, e não na mão.
M&M
Além do alto valor calórico, o leite condensado estraga menos fácil do que o leite normal. A prática de usá-lo no meio militar ficou famosa durante a Guerra Civil Americana.O açúcar age como conservante é uma fonte alternativa de laticínios.
Leite Condensado
O chiclete ajuda na higiene bucal dos militares (não é sempre que dá para escovar os dentes durante a missão) e na hora de aliviar a pressão durante as atividades aéreas.
Goma de mascar
Sabia que “brigadeiro” é uma patente militar? Isso não é coincidência! O doce foi inventado em 1946, para a campanha eleitoral do Brigadeiro Eduardo Gomes. Logo, as pessoas começaram a chamá-lo de “o doce do brigadeiro” e acabou como, “brigadeiro”.