28 de outubro: Dia da Engenharia da Aeronáutica

Por Estratégia Militares

Você sabia que dia 28 de outubro é o Dia da Engenharia da Aeronáutica? Conheça mais sobre a data e a profissão na FAB!

O engenheiro aeronáutico é o profissional civil responsável pelo projeto e gestão na fabricação de aeronaves, helicópteros e planadores, além de exercer atividades ligadas à manutenção.

O que é um engenheiro aeronáutico?

A data foi escolhida por ser o aniversário do Patrono da Engenharia da Aeronáutica, Casimiro Montenegro Filho.

Por que o dia 28 de outubro?

O Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho foi quem desenvolveu o projeto de uma instituição militar de ensino de engenharia, inspirado no MIT americano, que viria a se tornar o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Centro de Tecnologia da Aeronáutica (CTA).

Criador do ITA

Nos exercícios de campanha, eles são os responsáveis por coordenarem a armação das barracas, prepararem o terreno, instalarem fontes de água e energia elétrica, disponibilizar o saneamento básico e coordenar a manutenção de equipamentos, entre outros.

O que faz um engenheiro da Aeronáutica?

O Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) é a unidade que direciona as que desenvolvem as atividades de engenharia no Comando da Aeronáutica.

Onde um engenheiro pode servir?

As unidades são: – Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); – Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI); – Instituto de Estudos Avançados (IEAv); e – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Além dessas unidades, o DCTA é responsável pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do Centro de Lançamento de Barreira do Inferno (CLBI), localizado no Rio Grande do Norte, de onde são lançados foguetes.

Um engenheiro da FAB pode ser das seguintes especialidades: – Agrimensura; – Cartografia; – Civil; – Computação; – Eletrônica; – Elétrica; – Infraestrutura; – Mecânica; – Metalúrgica; – Química; e – Telecomunicações.

Especialidades de Engenharia

No mercado de trabalho civil, o salário depende da formação do engenheiro e da empresa. Na FAB, o salário depende da patente ocupada pelo engenheiro militar. Para os Tenentes, o soldo-base é de R$ 7.490,00. Já para os Coronéis, o soldo-base é de R$11.451,00.

Qual o salário?

O valor do salário pode aumentar dependendo de tempo de serviço e outros cursos que o militar fizer. Para saber mais, veja o artigo sobre Quanto ganha um militar? e Quanto ganha um engenheiro aeroespacial!

Saiba mais sobre o Dia da Engenharia da Aeronáutica no Portal Estratégia Militares!

Receba todas as notícias sobre os Concursos Militares! Assine a newsletter clicando no botão abaixo! 

Estude com o Estratégia Militares! Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos para Concursos Militares! 

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Raquel Kie Oshio Imagens:  Unsplash, Pexels., Exército Brasileiro., FAB.