Você sabia que o dia 11 de dezembro é o Dia da Infantaria da Aeronáutica? Entenda o que ela é o que faz!
A Infantaria é tão antiga quanto a própria Guerra e, por isso, é considerada a Rainha das Armas. Sua principal característica é atuar em constante movimento, sempre na linha de frente da tropa, com objetivo de conquistar e manter os territórios conquistados.
O que é a Infantaria?
A Aeronáutica lida principalmente com assuntos relacionados ao espaço aéreo, mas também conta com uma força terrestre – a Infantaria da Aeronáutica. Eles são uma tropa especializada em proteger as instalações da Força Aérea e suas aeronaves.
Infantaria da Aeronáutica
Atualmente, a Infantaria da Aeronáutica tem sua atuação dividida em três grandes grupos: Segurança e Defesa (SEGDEF); Defesa Antiaérea (DAAE); e Operações Especiais (OpEsp).
A Infantaria da Aeronáutica nasceu com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941. Sua data comemorativa, dia 11 de dezembro, faz referência à ativação das primeiras Companhias de Infantaria do Ministério da Aeronáutica.
Por que o dia 11 de dezembro?
Para se tornar um infante da Força Aérea Brasileira (FAB) há duas opções: Se formar na EEAR, como Especialista em Guarda e Segurança; ou Se formar na AFA, como Oficial da Infantaria.
Quem pode entrar?
A EEAR é uma escola de formação da FAB que oferece diversas especialidades, entre elas, a de Guarda e Segurança. Esses militares são praças responsáveis pela segurança e defesa das instalações da FAB.
Especialista em Guarda e Segurança (EEAR)
O curso de Guarda e Segurança dura 2 anos, com direito à alimentação, alojamento, fardamento, assistência médica, e a um soldo. O infante se forma como 3o Sargento e pode trabalhar nas mais diversas localidades do Brasil, com um soldo inicial de R$ 3.825,00.
A Escola de Especialistas de Aeronáutica oferece um concurso público de admissão duas vezes por ano, com cerca de 200 vagas por edição! Podem participar pessoas entre 17 e 25 anos, que tenham se formado no Ensino Médio.
A outra opção é se tornar parte do Quadro de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica, formados na Academia da Força Aérea (AFA). Diferente dos praças, os oficiais são militares de patente superior, com responsabilidades e soldos correspondentes.
Oficial Infante da Aeronáutica (AFA)
O curso tem 4 anos de duração e concede ao militar o Bacharelado em Administração e Ciências Militares. Ao se formar, ele é considerado um Aspirante a Oficial e tem direito a um soldo inicial de R$ 7.490,00.
A AFA realiza um concurso público de admissão uma vez por ano, com vagas para Infantaria, Intendência e Aviação. Apenas pessoas entre 17 e 23 anos podem participar do seletivo.