A destilação simples e a fracionada são métodos de separação de misturas compostas de uma única fase, ou seja, misturas homogêneas. Saiba tudo sobre o assunto!
Consiste na separação de uma mistura formada por um componente sólido e outro componente líquido. Exemplo: água e sal.
Destilação simples
- Bico de Bünsen: usado como fonte de calor, mas pode ser substituído por uma chapa de aquecimento. Serve também como apoio do balão de destilação.- Balão de destilação: equipamento de vidro que recebe a mistura.- Termômetro: fica acima do balão de destilação para medir alterações de temperatura.
Instrumentos
- Rolha: veda a saída superior do balão. Perceba que o vapor obrigatoriamente se direciona para o condensador.- Condensador: o vapor se direciona para ele, onde sofre resfriamento e se transforma em líquido.- Erlenmeyer: equipamento no qual o líquido obtido no condensador é recolhido.
Primeiro, é necessário adicionar uma mistura no balão de destilação e, em seguida, ligar o bico de Bünsen para aquecer a mistura. Com o aquecimento, o líquido - de menor ponto de ebulição - se transforma em vapor.
Procedimento
O vapor entra no condensador, onde sofre um resfriamento, retornando para o estado líquido. Em seguida, ele é recolhido no Erlenmeyer, porém, o sólido permanece no balão de destilação. O líquido entrou em ebulição, mas o sólido, não. Por isso, permanece no balão de vidro.
É o método utilizado para separar uma mistura formada por dois ou mais componente líquidos dissolvidos (miscíveis) entre si. Ou de substâncias com pontos de ebulição muito próximos. Ela é um aprimoramento da destilação simples. Exemplo: água e álcool.
Destilação fracionada
Os equipamentos da destilação fracionada são similares aos da simples. A única diferença é o acréscimo de uma coluna cheia de obstáculos, feitos de bolinhas de vidro. Ela é colocada entre o condensador e o balão, no qual a mistura é aquecida.
Instrumentos
Ela opera com base na diferença de pontos de ebulição entre as substâncias. O componente com o menor ponto de ebulição tende a ebulir com mais facilidade e, consequentemente, chega mais rápido ao condensador.
Procedimento
As barreiras da coluna de fracionamento permitem a passagem de apenas um dos vapores, dificultando o deslocamento do líquido de maior ponto de ebulição. É o componente com menor ponto de ebulição que irá atravessar a coluna.
Após atravessar a coluna de fracionamento, o vapor do líquido de menor ponto de ebulição entra no condensador, sofre o resfriamento e retorna para o seu estado líquido. Após a transformação, é recolhido no interior do Erlenmeyer.